Coding Dojo

Edit on Gitlab

2009Abr1DojoSEA

\[Bruno e Carol\] Tentam resolver problema com linha a mais. Comeуaram

adicionando comentрrios. Tentam descobrir porque Щltima linha que deveria ser “#####” ж " “. Descobrem que ж um if que tem uma restriусo para bordas.

[Carol e Tulio] apagaram um if complicado que tinham escrito logo antes e nao impactou muito. acharam mais um defeitinho no cзdigo, a linha passada para imprimir a borda inferior estava errada. Comeуamos a entender o problema de novo…

[Tulio e Adam] se concentraram em entender a lзgica do mжtodo de preencher a borda inferior e fizeram o teste passar. Rodaram todos os testes e acabaram quebrando outros 14 testes por causa do Щltimo # de cada crosswords. Descobriram que estava faltando o caractere intermediario entre os elementos, a borda divisзria. Comeуaram a entender o problema desse Щltimo caracter…

[Adam e Pedro.Dias] Comeуaram a resolver o problema do caractere da divisзria que estava faltando. Escreveram a parte que printava o canto e passaram todos os testes.

[Pedro Dias e Vinьcius] Pegaram o cзdigo, a princьpio, para refatorar. Estao tentando transformar (i+1 < linha.length()) em uma funусo existeProximo(). Criaram a funусo. Pedro sugeriu transformar linha.chrAt(i) != ‘B’ em um mжtodo. Criaram o mжtodo isBorda(). Estсo pensando na semсntica dele: ser igual a ‘B’ ж isBorda() ou !isBorda()? Tр todo mundo falando, que coisa feia, tsc, tsc, tsc… Testes quebrando.

[Vinicius e Bruno] Descobriram que o mжtodo refatorado, existeProximo, na verdade verifica se o prзximo nсo ж borda. O nome e o mжtodo foram refatorados para proximoEhBorda , assim foi preciso negar as condiушes onde o mжtodo aparece. A refatoraусo do mжtodo trouxe impacto e quebrou todos os testes, parece que a lзgica que verifica se o prзximo ж borda estр errada. O refactory foi voltado e o cзdigo comitado. O nome do mжtodo foi refatorado novamente para ProximoExisteENaoEhBorda .

[Bruno e Carol] fizeram vрrios refactoring de extraусo de mжtodos e remoусo de cзdigo duplicado.

Fim do Dojo

RETROSPECTIVA: - Os ultimos dojos progrediram pouco; - O codigo tava ficando muito complicado. O refactoring q comeуamos comeуou a melhorar muito. - Ao final de cзdigo de hj nзs refatoramos o mжtodo da bordaInferior fora, e foi o Щnico pedaуo que a gente programou. - Seria legal refatorar a classe Puzzle, para rever a responsabilidade dela… - Tр faltando um pouco de atenусo na logьstica do dojo. Deverьamos mandar os links e recursos todos no convite, imprimir o problema para os iniciantes, ou publicar no blog, etc. - Esse wiki do codingdojo.org nсo ж muito convidativo. O grupo do google ж mais legal (tulio); - Pedro e Vinicius ficaram meio perdidos. Nсo conheciam o problema bem e o cзdigo estava mesmo meio enrolado; - Foi зtimo ter jogado um mжtodo todo fora e renomear os mжtodos;